Fique por dentro das novidades da Translovato

CRIATIVIDADE, o que é?

MATÉRIA EXTRAÍDA DA EDIÇÃO 105 DA 'EM MOVIMENTO' REVISTA TRANSLOVATO.
Para acessar a revista completa clique aqui. Boa leitura!

 

Quando escutamos ou falamos a palavra criatividade, imediatamente surge em nossa mente uma imagem como aquelas dos desenhos animados onde uma lâmpada se acende e o personagem tem uma ideia genial. Também surgem nomes como Leonardo da Vinci, Nikola Tesla, Thomas Edison, entre outros nomes de personalidades que fizeram história com suas criações e descobertas científicas que modificaram nosso modo de viver e a forma como pensamos.

 

Para muitos de nós, a criatividade parece ser um dom raro, apenas poucas pessoas conseguem desenvolve-la, como se fosse um presente, algo nascido com elas. Essa forma de enxergar a criatividade a faz parecer difícil quase inalcançável. O que podemos considerar um mito ou até mesmo desculpas que criamos para evitar rejeição, crítica e fracasso. 

 

Criatividade é a capacidade do ser humano de criar, produzir ou construir algo novo. É a capacidade de perceber o mundo a nossa volta de forma diferente, descobrir padrões e estabelecer conexões entre assuntos que aparentemente não estão relacionados e assim gerar soluções ou melhorias. 

 

Como surgem as ideias

 

A pesquisadora Tina Seelig, PhD em Neurociência e professora de Stanford, autora do livro Creativity Rules: Get Ideas Out of Your Head and Into the World, explica como funciona o processo criativo em nosso cérebro.  

 

De acordo com a autora passamos por quatro estágios o qual ela chama de ciclo da invenção. O primeiro estágio chama-se Imaginação, onde estamos em contato com um mundo ou realidade e visualizamos algo que pode ser diferente, então ocorre o engajamento e passamos a ver uma situação/problema o qual pensamos que pode ser melhorado.

 

Depois de descobrirmos o problema que desejamos enfrentar e imaginar o que podemos melhorar. Entramos no estágio da criatividade. O que requer motivação e experimentação. 

 

Dessa experimentação obtemos resultados que nos levam a mais motivação, iniciando um ciclo um pequeno ciclo de feedback. Até obtermos dados suficientes que mostram que o problema/situação o qual estamos buscando solução é realmente significativo. 

 

Diante disso desenvolvemos algumas possíveis soluções passando para o estágio de inovação. Onde nos dedicamos à resolução do problema analisando-o sob novos ângulos. Ao enxergarmos o problema de forma diferente desbloqueamos soluções realmente interessantes e possíveis.

 

Diante da solução encontrada (inovação), seguimos para o estágio do empreendedorismo. Agora é o momento onde precisaremos de coragem, persistência e inspiração para que outras pessoas se unam à sua equipe, invistam, comprem o novo produto, serviço, história, método, e isso ajuda a estimular nossa imaginação, remontando ao começo e iniciando um novo ciclo.

 

Passos para melhorar sua criatividade

 

1. Trace um objetivo ou encontre um motivo que te faça querer ser mais criativo, seja para ajudar alguém ou para crescer profissionalmente, isto te dará inspiração ou força para continuar no caminho da inovação.

 

2. Observe o mundo a sua volta e questione-se sobre o que pode ser feito para melhorar o trabalho, a comunidade, sua vida e das pessoas a sua volta. 

 

3. Escolha um tema/assunto com a qual se identifique, tenha intimidade ou esteja relacionado à sua área de atuação.

 

4. Mantenha-se atualizado, estude, busque conhecimento, ele é a base para a criatividade, seja através da leitura de livros, revistas, artigos ou filmes, entrevistas, documentários, podcasts, o que for de sua preferência.  

 

5. Divirta-se e saia da rotina, isto faz com que relaxe e consiga ver o mundo sob prismas diferentes. E novas ideias surjam na sua mente. Minhas melhores ideias sempre aparecem quando estou no banho, dirigindo, assistindo algum filme, conversando com amigos, ou apenas observando as outras pessoas.

 

6. Anote suas ideias no momento em que elas surgem mesmo que pareçam absurdas ou um devaneio, pois nossa mente trabalha muito rápido e podemos esquecer depois. 

 

7. Apresente sua ideia, aprenda com as críticas e não pense que uma crítica negativa significa que você é ruim, algumas pessoas não vão gostar não porque você é ruim, apenas não gostam da ideia e pronto, mas terão outras que, com certeza, aprovarão.  

 

8. Releia suas anotações com frequência e tente dar vida às suas ideias, por mais que elas não funcionem a princípio. Experimente, teste e refaça quantas vezes forem necessárias. 

 

 

_____________

Texto desenvolvido por: Elizandra Zanetti Cavalcanti formada em Administração, com especialização em 
Gestão Estratégica de Negócios, atuou como gestora e consultora empresarial para microempresas até 2017. 
Atualmente dedica-se a carreira como Romancista assinando com pseudônimo de Katherine L. Leighton. 
Livros publicados: Destinados e Através do Tempo. 
Instagram: @escritora.katherinelaura | Facebook: Katherine Laura Leighton

Fontes: Creativity at Work, Coppyblogger, Instituto Brasileiro de Coaching, Revista Forbes, Rockcontent

 

Leia Mais

Chuvas em MG comprometem operações

Informamos que os excessos de chuvas que atingiram a região da Grande BH no estado de Minas Gerais nos últimos dias causaram desalojamentos e interdição de estradas.

 

De acordo com a Defesa Civil de Belo Horizonte, as regiões estão em alerta de risco geológico que vale até quarta-feira, 22/01/2020 devido riscos de deslizamentos de terra e desabamentos. 

 

As entregas e coletas atendidas pelas unidades de Belo Horizonte e entorno poderão ter seus prazos e operações comprometidos.

 

 

Maiores informações sobre as enchentes: https://g1.globo.com/mg/minas-gerais/ao-vivo/chuva-forte-provoca-transtornos-e-alagamentos-na-grande-bh.ghtml

Leia Mais

Confira a edição 105 da Revista Em Movimento

A edição 105 da revista EM MOVIMENTO já está no ar!

 

Ela está recheada de matérias interessantes como: 

 

Você é Parte da Nossa História, que homenageia os profissionais da Translovato que completaram 10, 15, 20, 25  e 30 anos de empresa em 2019.

 

Projeto Novos Olhares, que contou com o apoio da Translovato e levou o tema Diversidade para escolas públicas através da fotografia.

 

E muito mais... não deixe de conferir em:

 

Leia Mais

Institucional BBM Logística e Translovato

BBM LOGÍSTICA E TRANSLOVATO
A MELHOR SOLUÇÃO EM TRANSPORTE E LOGÍSTICA

 

Assista ao nosso vídeo institucional e conheça nossas soluções completas e integradas.
Continue contando com a Translovato para o transporte de cargas fracionadas.

Leia Mais

NATAL DAS CRIANÇAS BBM - Mais de 1000 crianças presenteadas!

NATAL DAS CRIANÇAS BBM - Mais de 1000 crianças presenteadas!

 

As 1.111 crianças presenteadas pelo Natal das Crianças BBM agradecem àqueles que tornaram todos estes sorrisos possíveis.

 

Graças aos doadores, colaboradores BBM e Translovato envolvidos nas celebrações de entrega, o Natal será ainda mais especial para as crianças atendidas por instituições dos seguintes municípios: Cachoeirinha, Canoas e Caxias do Sul (RS), Curitiba e São José dos Pinhais (PR) e Santana de Parnaíba (SP).

 

Nessas localidades, a BBM fez uma entrega muito especial que, graças à diversas pessoas, se tornou ainda maior e melhor. Dessa forma, superamos a nossa meta em 11,1%, multiplicamos a solidariedade e a dividimos com muitas crianças, famílias, instituições, doadores e colaboradores.

 

Veja no vídeo acima como foi a entrega dos presentes!

Leia Mais

Tenha um Feliz Natal!

Façamos de nossa vida
uma extensão da noite de Natal,
renascendo continuamente
em amor e fraternidade. 

Natal, noite de alegria,
canções, festejos, bonança.

Que seu coração floresça
em amor e esperança!

 

FELIZ NATAL!

Leia Mais

Dia de Celebração - Projeto Brasileirinhos

Na quinta-feira, dia 12 de dezembro, foi realizado um evento no CEU Paraisópolis, com a presença dos alunos do Projeto Brasileirinhos, que receberam os uniformes e fizeram pequenas apresentações, parte do repertório que foi ensaiado durante o ano. O evento também contou com a alegria de Daiane dos Santos, que agradeceu pessoalmente aos apoiadores (entre eles a Translovato), pontuando o quão significativo é a presença deles para todos do projeto.

 

Esse mesmo evento também representou o início de mais um ano de atividades, onde os patrocinadores puderam entregar os kits com uniformes aos novos participantes do projeto.

 

Essa troca de experiência se mostrou gratificante para todos envolvidos, mostrando a importância que tem o esporte na vida das crianças e também a presença de quem faz esse lindo projeto acontecer.

 

A Translovato esteve presente no evento representada pela sua profissional Márcia Rebolo, Supervisora Adm. e Qualidade, que considerou o evento muito gratificante e relatou: "O CEU Paraisópolis tem uma estrutura bem legal! E você vê a dedicação deste projeto!"

 

-------------------------

ENTENDA O BRASILEIRINHOS:

 

Somente entre os anos de 2017 e 2018, o projeto Brasileirinhos acolheu quase 500 crianças e jovens. O público indireto beneficiado (familiares) passou de 8.000 pessoas.

 

O projeto, criado e idealizado pela campeã Daiane dos Santos, entra no QUINTO ano consecutivo. São cerca de 250 crianças e jovens atendidos por ano na prática de ginástica artística na comunidade de Paraisópolis/SP.

 

O grande objetivo é oferecer aulas da modalidade o público infanto-juvenil com idades entre 6 e 16 anos em turmas aplicadas por profissionais qualificados e técnicos e, ainda, dar oportunidades de participação em festivais vidando o conceito esporte de inclusão. Toda a execução do projeto é acompanhada pessoalmente por Daiane dos Santos.

 

Além da prática esportiva, Brasileirinhos desenvolve a socialização entre os alunos, estimula a interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento das capacidades físicas e habilidades motoras. Com esse processo, diminui a exposição aos riscos sociais como drogas, gravidez precoce e criminalidade, além do trabalho infantil. Os participantes do projeto também melhoram no desempenho e evitam a evasão escolar. Visão de cidadania com ações sociais diferenciadas que beneficiam também a família e a comunidade.

Leia Mais

Saga da Família Silva e Translovato no Verão

A saga da Família Silva e da Translovato NO LITORAL DURANTE O VERÃO...

 

 

A Translovato trabalha o ano inteiro com a mesma dedicação e empenho. Porém, no final do ano, enfrenta uma realidade diferenciada nos litorais devido à aglomeração de pessoas, o que acarreta em um trânsito mais tumultuado e, por consequência, os prazos de coleta e entrega acabam sendo afetados.

Contamos com a compreensão de todos.

Vamos trabalhar ao máximo para tentar minimizar o impacto destas situações.

 

 

Leia Mais

Novos Olhares

O Projeto Novos Olhares, que conta com o apoio da Translovato e ImageMagica para sua realização, levou uma proposta diferente para escolas, os alunos trabalharam o tema Diversidade através da fotografia.

 

Leia Mais

ENVOLVA-SE

Existem diversas maneiras de atuar em uma causa ou propósito em que acreditamos. Algumas pessoas conseguem associar a vontade de transformar à profissão que desenvolvem, porém não são todas as profissões que tornam esse cenário possível no dia a dia. 

 

Assim, o trabalho voluntário surge como uma oportunidade de se envolver com causas e, com isso, crescer pessoalmente e profissionalmente. 


05/12 - Dia do Voluntariado

 

São vários os motivos que incentivam as pessoas a praticarem o trabalho voluntário. Desde afastar-se da rotina, ocupando o tempo com coisas diferentes e que saiam da zona de conforto, até ter experiências mais profundas de conexão com o outro, com mais empatia e sensibilidade. Sem contar com a satisfação e bem-estar em ver o impacto final desse trabalho e como ele pode ser transformador!


Ser voluntário é uma experiência que permite você escolher qual a sua área de atuação preferida, trabalhar com as pessoas que você tem mais afinidade e, o mais importante, se desenvolver como ser humano. Dar apoio a alguém necessitado transforma a vida tanto de quem oferece amor, como de quem o recebe.


Muito além de realizar uma ação para ajudar o outro, o voluntariado também tem benefícios ao participar. Imagine quantas pessoas de diferentes universos estão envolvidos nesses projetos e o quanto é possível aprender com elas. É uma troca de habilidades por um bem maior. E os novos aprendizados podem ser aplicados no trabalho ou mesmo na criação de novas iniciativas. É uma ótima possibilidade de networking.


Siga estes passos se você quer ser um voluntário: escolha uma instituição de sua afinidade, visite este local, identifique as necessidades e faça uma proposta de sua ideia para o trabalho voluntário. Com certeza você ajudará transformar vidas!

 

Texto desenvolvido por: Sandra R. Araújo, Diretora ImageMagica e Tatiane Tavares, Assistente Social da Casa do Vovô – Ribeirão Preto/SP.
Leia Mais

Já fez os planos para 2020?

Sabia que antes de colocar o pé na estrada para chegar aonde deseja no próximo ano, primeiro é fundamental refletir, pensar nos erros e acertos do ano que passou e traçar um plano?


Desejamos que as suas reflexões neste finalzinho de 2019, levem você por um caminho de conquistas em 2020.

Leia Mais
Ir para a página