Publicação : 15/08/2017

DICAS DE SEGURANÇA TECNOLÓGICA
 
Vivemos em um mundo conectado, onde computadores, notebooks, tablets, celulares, televisões, entre outros dispositivos, estão todos interconectados, acessando vídeos, fotos, textos, etc.
Desta forma, é necessário tomar alguns cuidados ao abrir estes conteúdos desconhecidos ou fornecer informações. Conheça algumas dicas para diminuir os riscos de se tornar um alvo de ataques neste mundo online.
 
DEFININDO SENHAS MAIS SEGURAS
A senha é pessoal e intransferível, não a divulgue.
Nunca faça uso de palavras comuns, como palavras de dicionários, nomes de pessoas conhecidas, datas de aniversários. Evite criar senhas padrão. Caso seja necessário anotar a senha, anote-a em um local seguro em que somente você tenha acesso e não identifique na anotação que se trata de uma senha. Crie senhas com 8 caracteres ou mais, misturando letras maiúsculas, minúsculas números e caracteres especiais (@#$%&). Mude a senha com frequência.

 
CUIDADOS COM SEU COMPUTADOR/CELULAR
Verifique e faça as atualizações com frequência. Use antivírus. Cuidado ao conectar em redes desconhecidas, como aeroportos, rodoviárias, shoppings, cafés, entre outros locais públicos. Procure não acessar bancos nessas redes. Defina uma senha de acesso para seus dispositivos e também uma forma de recuperá-la, caso perca a senha. A maioria dos equipamentos oferecem essas configurações.

 
E-MAIL / WHATSAPP
Verifique a veracidade do e-mail recebido, caso seja de um remetente desconhecido não abra. Cuidado ao abrir anexos com extensões .exe, .bat, planilhas Excel.
Cuidado ao receber e-mails com os conteúdos como: "Clique aqui para baixar a nota fiscal, aviso SPC, atualize sua senha do banco clicando aqui." (Bancos não enviam mensagens solicitando alteração de senhas por e-mail).
Atente para solicitação de pagamentos quando não foi efetuada nenhuma compra, na loja/estabelecimento informada no corpo do e-mail.
Caso seus contatos frequentes sejam apenas do Brasil, desconfie de e-mails em língua estrangeira ou com nomes estrangeiros.
Fique atento ao ser adicionado em grupos desconhecidos no Whatsapp. Tenha cautela ao abrir links, vídeos, fotos, enviados no aplicativo.
Em qualquer caso de dúvida não abra links e arquivos recebidos, procure validar as informações antes.
 
Nunca estamos imunes aos ataques de novos arquivos maliciosos, mas, com alguns cuidados e seguindo essas dicas, pode-se minimizar alguns problemas, evitando gastos, constrangimentos e, dessa forma, podendo continuar utilizando seus dispositivos de uma forma segura e tranquila.
 
 
Matéria desenvolvida por: Gabriel Policeno Miranda e Roberto Flores Martins