Segurança

Gerenciamento de Riscos

 

Para garantir a segurança das mercadorias transportadas, da frota, dos terminais e, principalmente, dos profissionais envolvidos nas operações, a Translovato possui um Sistema de Gerenciamento de Risco que garante a segurança do transporte através do rastreamento e monitoramento em tempo real dos veículos durante o percurso. As informações de cada etapa da viagem são registradas na Central de Monitoramento.   

Além do trabalho preventivo realizado com equipamentos de contingências, os veículos estão equipados para enfrentar situações de ameaça com sistemas de auto-bloqueio, alertas de risco (acionamento de alarmes e setas) e atuadores (sensores de painel, de porta de cabine, de engate e desengate de veículo e travamento de baú com fechamento automático de portas). Existem ainda o seguro das cargas nos ramos RCTR-C e RCF-DC, o Seguro Depósito e o Seguro Veículos, medidas adicionais que lhe oferecem tranquilidade e certeza de sua mercadoria estar em boas mãos.

 


Rastreamento Móvel Urbano

 

Um dos maiores problemas no deslocamento de veículos de transporte são as áreas de risco e os grandes centros urbanos.

Nesses locais, a frota da Translovato é monitorada através do sistema móvel veicular de rastreamento via satélite ou GSM-GPRS, que permite acompanhar o deslocamento dos profissionais e as respectivas cargas.

Uma das tecnologias de comunicação utilizada pela empresa para facilitar a troca de informações entre as unidades e os profissionais é o celular. Ele permite que a matriz e as unidades auxiliem os motoristas em longos percursos e confiram ainda mais segurança e pontualidade no transporte e entrega dos produtos. 

 


Rastreamento Via Satélite

 

A frota própria e agregada de transferência da Translovato recebe a cobertura do sistema de rastreamento via satélite dos veículos e das cargas. Ele permite o acompanhamento total do gerenciamento de risco da carga durante o percurso e funciona de forma permanente, 24 horas por dia.

Para longas distâncias o rastreamento via satélite conta com sistema de atuadores, pontos de paradas pré-estabelecidos e pontos de apoio distribuídos nas estradas para preservar a segurança dos motoristas, dos veículos e das cargas. Além disso, o sistema possibilita contar com o apoio de forças como Pronta Resposta, Central Nacional de Operações (CENOP), Reguladora, Central de monitoramento exclusiva e Central de Tratativas Operacionais Gerisco (CTO).

 


Segurança nos Terminais

 

A Translovato possui inúmeros dispositivos e mecanismos de proteção para garantir também a segurança patrimonial das unidades e dos terminais. Abaixo estão alguns deles:

  • Câmeras de vigilância 24 horas que monitoram via CFTV as áreas internas e externas das unidades.
  • Portaria com Vigilância armada de acordo com a Lei 7.102/83.
  • Portaria blindada com sistema de controle de acesso automatizado.
  • Eclusas para retenção de veículos durante as vistorias equipadas com dilaceradores de pneus, que impedem a entrada e saída de veículos em situação de risco.
  • Cerca elétrica e Concertina nos perímetros das unidades.
  • Setor de Segurança Corporativo dedicado a Segurança Patrimonial e Gerenciamento de Risco.
  • Sistema de alarme e botão de pânico monitorado 24 horas por empresa de segurança externa.